terça-feira, 25 de abril de 2017

Projeto para o Dia do Livro Infantil


Nesta postagem trago para vocês uma sugestão de projeto para trabalhar o dia do Livro.
Projeto para o Dia do Livro Infantil
Nesta postagem trago para vocês uma sugestão de projeto para trabalhar o dia do Livro com o objetivo de reconhecer que o livro é o melhor meio para crescermos na sabedoria e inteligência e também valorizar os momentos da leitura, entendendo que é o melhor caminho para despertar nosso conhecimento de mundo.

Dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. É a data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato! Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. 

E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar. 


Se você ainda não mergulhou nas aventuras mágicas dos livro, indicamos alguns escritores brasileiros para você começar: Ziraldo, Monteiro Lobato e Ruth Rocha.

Tags: Atividades Dia do Livro, Dia do Livro, Monteiro Lobato, Dia de Monteiro Lobato, Datas Comemorativas, Projetos, Projetos Pedagógicos, 

Projeto para o Dia do Livro Infantil

1. Justificativa:
Valorizando as datas comemorativas, vendo a importância nas nossas vidas e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Possibilitando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, usando-as como uma interação e participação de todos da escola.
2. Objetivos: 
  • Reconhecer que o livro é o melhor meio para crescermos na sabedoria e inteligência;
  • Valorizar os momentos da leitura, entendendo que é o melhor caminho para despertar nosso conhecimento de mundo.
3. O que se espera que os alunos aprendam:
  • Desenvolver habilidades de pesquisas oral e escrita;
  • Ampliar o gosto pela leitura;
  • Conhecer obras e autores;
  • Declamar poema, rimas, entre outros;
  • Aprender compartilhar leituras: coletiva, individual, silenciosa, em coro, etc.;
  • Diferenciar os textos;
  • Ler para outra sala, com entonações corretas;
  • Declamar poesias;
  • Encenar algum tipo de texto;
  • Aprender ouvir a leitura do colega.
4. O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:
  • Levar para sala diversos livros para que os alunos consultem-nos para verificação de diversos textos, obras e autores;
  • Favorecer iniciativas individuais e coletivas para leituras e diversos textos;
  • Propor questões que façam os alunos pensarem sobre a importância de ler bons livros;
  • Criar climas divertidos de leitura: Ler para os colegas de outras salas;
  • Garantir declamações de poesias para os colegas de outras turmas, com segurança;
  • Montar juntos com os alunos cantinhos de leituras; painéis;
  • Incluir a participação dos alunos a cada retomada de decisões;
5. Etapas previstas:
1º dia:
  • Fazer um momento de reflexão “Qual é a importância da leitura para nós?”.
  • Roda de conversa sobre o que você gosta de ler? O que você já leu e que mais gostou?
  • Combinar com os alunos o que farão para apresentar para as outra turmas: poesia, rima, encenações? O que?
  • Propor aos alunos pesquisas sobre as obras e autores que já leram ou não, especialmente sobre Monteiro Lobato, o pai da Literatura Infantil ; escolher por votação 3 autores e em grupos pesquisarem sobre suas obras e expor no mural.
__________________

Confira também:
2º dia:
  • Fazer cartazes sobre a importância da leitura e colar nos cantinhos devidos.

3º dia:
  • Alunos de outras séries contam histórias de livros da biblioteca para os alunos do (1° e 2° ano).

4º dia
  • Apresentação das declamações de poesias, músicas, encenações.
  • Motivar os alunos os alunos sobre a importância da leitura e entregar lembrancinhas de incentivo ( marcador de páginas).

0 comentários :

Postar um comentário