![]() |
Identificação dos níveis silábicos - Emília Ferreiro |
Identificação dos níveis silábicos - Emília Ferreiro:
As pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita demonstram como se
constrói, em três níveis evolutivos, a compreensão do sistema alfabético
de representação da língua, permitindo definir atividades e
intervenções pedagógicas que favorecem a compreensão da escrita e a
superação das dificuldades desta aprendizagem.
Emília Ferreiro afirma
que existe um processo de aquisição da linguagem escrita que precede e
excede os limites escolares. Precede-os na origem; e os excede em
natureza, ao diferir de maneira notável do que tem sido considerado até
agora como o caminho “normal” da aprendizagem (e, portanto, do ensino).
Numa sociedade
alfabética, ninguém ensina as crianças como escrever silabicamente, no
entanto elas inventam esse tipo de escrita construindo ao mesmo tempo um
poderoso esquema interpretativo.
Sabemos que a criança
passa por uma série de passos ordenados antes que compreenda a natureza
de nosso sistema alfabético de escrita, e que cada passo caracteriza-se
por esquemas conceituais específicos. Esses esquemas implicam sempre um
processo construtivo nas quais as crianças levam em conta parte da
informação dada, e introduzem sempre, ao mesmo tempo, algo de pessoal. O
resultado são construções originais, tão estranhas a nosso modo de
pensar, que, à primeira vista, parecem caóticas, mas é o caminho para o
desenvolvimento da leitura e escrita.
0 comentários :
Postar um comentário