segunda-feira, 20 de março de 2017

Veja 10 ótimas brincadeiras para fazer com crianças de 2 a 3 anos


Para brincar com crianças nem sempre é necessário ser com brinquedos. Com imaginação e criatividade é possível inventar muitas brincadeiras lúdicas, manuais, artísticas ou que estimulem o raciocínio e concentração.
Objetos da própria casa ou materiais recicláveis que seriam jogados no lixo se tornam brinquedos e brincadeiras diferentes e divertidas. Algumas destas atividades inventadas são específicas para crianças maiores por precisarem de mais coordenação ou de lidar com materiais cortantes ou colantes, por exemplo.
Porém, há algumas brincadeiras deste estilo que podem ser feitas para crianças menores se divertirem sozinhas ou acompanhadas de um adulto. Patrícia Marinho, do Tempojunto, separou 10 ideias incríveis de atividades voltadas para os pequenos de 2 a 3 anos. Confira abaixo!
1 – Brinquedo com caixa de ovo
brinquedo_caixa_de_ovo_2
Créditos: Reprodução/Tempojunto
Caixa de ovos vira brincadeira de encaixar.
Furar a caixa de ovo para que a criança possa encaixar hastes flexíveis é ótimo para desenvolver a coordenação motora fina. Essa brincadeira pode entreter os pequenos por muito tempo e ser repetida várias vezes.
Para fazer esta atividade, pegue um objeto perfurante (pode ser uma chave de fenda ou tesoura), fure a caixa de ovo e dê as hastes flexíveis para a criança começar a brincar. Vale lembrar que esta brincadeira deve ser supervisionada por um adulto, já que as hastes podem ser atrativas para as crianças e colocadas em lugares perigosos, como olhos e boca.
2 – Encontre a tampa
brincadeira_encontre_a_tampa
 
Créditos: Reprodução/Tempojunto
Potes de cozinha sempre viram brincadeiras entre as crianças.
Essa atividade é muito simples, mas prende a atenção e estimula a concentração das crianças. Coloque vários potes plásticos de cozinha abertos no chão para que a criança procure e encontre a tampa certa de cada um.
Quanto maior a variedade de tamanhos e formatos, melhor. O jogo dos potes ainda ajuda na identificação de “grande e pequeno” e formas geométricas.
3 – Picolé de massinha
picole_massinha
Créditos: Reprodução/Tempojunto
Brincadeira de massinha é unanimidade entre a criançada.
Massinha é uma brincadeira que agrada a todas as crianças. É sempre bom ter um cantinho da massinha em casa para os pequenos se divertirem à vontade. E, que tal fazer picolés de massinha?
Para essa brincadeira, separe massinhas, palitos de picolé e olhinhos divertidos (googly eyes). Caso não encontre os olhos com facilidade para comprar, substitua por botões ou grãos de feijão, por exemplo.
Os picolés de massinha podem se tornar em monstros, animais ou qualquer outra coisa que a imaginação da criança permitir. (…). Segue as outras sugestões de brincadeiras no link que segue abaixo no site Catraquinha:

Fonte: https://catraquinha.catracalivre.com.br/

0 comentários :

Postar um comentário