segunda-feira, 20 de março de 2017

SEQUÊNCIA DIDÁTICA “O CARTEIRO CHEGOU”


Objetivo geral Exemplificar uma proposta de trabalho com textos para a alfabetização, que busca orientação nas transcrição da apresentação.

Apresentação em tema: “SEQUÊNCIA DIDÁTICA “O CARTEIRO CHEGOU”. Objetivo geral Exemplificar uma proposta de trabalho com textos para a alfabetização, que busca orientação nas.”— Transcrição da apresentação:
1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA “O CARTEIRO CHEGOU”
2 Objetivo geral Exemplificar uma proposta de trabalho com textos para a alfabetização, que busca orientação nas perspectivas histórica, cultural e discursiva de linguagem.
3 Objetivos específicos Identificar e explorar diferentes gêneros textuais. Antecipar conteúdo do texto com base no título e outras pistas deixadas ao longo da leitura. Confirmar ou refutar hipóteses, tendo em vista a construção de sentidos do texto. Produzir inferências que contribuam para ampliar a compreensão dos textos. Relacionar o texto que está sendo lido a outros textos. Avaliar, criticamente, os textos lidos. Participar das interações cotidianas em sala de aula, expondo opiniões, sentimentos, ideias.
4 Objetivos específicos Relatar experiências pessoais. Aprender a planejar a escrita e produzir textos, considerando a situação de produção (o que dizer, para quem e para que dizer). Formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma reflexão a respeito das mudanças e das permanências identificadas nas maneiras de trabalhar e/ou nas práticas dos trabalhadores, ao longo do tempo e em diferentes lugares. Conhecer e fazer uso de letras que representam sons idênticos em contextos idênticos (X e CH).
5 Conhecimentos Leitura de textos em diferentes gêneros textuais; Intertextualidade; Produção de textos orais e escritos; O trabalho do carteiro ao longo do tempo e em diferentes lugares; Letras que representam sons idênticos em contextos idênticos (X e CH).
6 A. CONVERSA INICIAL A. CONVERSA INICIAL Você já observou que a escrita é utilizada em várias situações do nosso dia a dia? Em que situações a escrita é utilizada? A escrita também é utilizada para conversarmos com as pessoas. Você sabe como fazemos para conversar com as pessoas, usando a escrita? E antigamente, como as pessoas que moravam longe faziam para se comunicar?
7 Agora, vejam a cena: O que este senhor está fazendo? Qual é a profissão dele? Como ele está vestido? Por que ele está vestido dessa maneira? O que ele carrega nas mãos? Em que lugar ele está? Onde ele trabalha? Quem mais usa o serviço dos correios, as “pessoas” ou as empresas?
8 O carteiro é um profissional muito importante que leva as correspondências que as pessoas ou empresas enviam para diferentes destinatários. Hoje nós vamos ler um livro que conta uma história sobre o dia de um carteiro. O nome do livro é “O carteiro chegou”.
9 B. CONHECENDO OS AUTORES DA HISTÓRIA Janet & Allan Ahlberg escreveram o livro “O carteiro chegou”. Allan Ahlberg nasceu em 5 de junho de 1938, na cidade de Londres – Inglaterra. Estudou para ser professor, mas não atuou na profissão. Casou- se com Janet. Juntos Allan e Janet começaram a escrever para crianças. Ele escrevendo e ela ilustrando. Em 1994 Janet faleceu. Apesar disso Allan continuou escrevendo para crianças. É importante dizer que o livro foi traduzido do inglês para o português. A seguir, a capa da versão do livro em inglês.
10 C. ANALISANDO AS CAPAS Vejam a capa do livro publicado em inglês. Quem será este homem na capa do livro? Onde ele está? O que ele faz ali? Há alguma semelhança entre este homem e o carteiro da fotografia? Qual(is)? (…)
veja a sequência completa no link que segue: Confiram essa ótima SEQUÊNCIA DIDÁTICA “O CARTEIRO CHEGOU”
Fonte: http://slideplayer.com.br/

0 comentários :

Postar um comentário