segunda-feira, 20 de março de 2017

Projeto Identidade – Tudo sobre mim


PROJETO IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tema: TUDO SOBRE MIM!
Turma: Pré II (5 anos)
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive.
OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a historia de sua vida e conhecer seus antepassados. Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe, conhecer seus antepassados.
Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade.  Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.
ESTRATÉGIAS
Vamos fazer um autorretrato bem divertido, fora do comum! Cada amigo vai desenhar apenas o seu rosto e o cabelo será feito pintura com canudinho: (Krokotak.com)
Conhecendo tudo sobre o meu Nome – Construindo um crachá: Vamos conversar sobre como pode ser nosso crachá para sala de aula. Pensaremos sobre a função uso de crachás. Cada amigo confeccionará seu próprio crachá com papel cartão, a escrita do nome de cada um que deverá ser copiado nos crachás. Você também pode optar por crachás feito em eva e a criança irá apenas escrever o nome:
tem muito mais na mágica do eva
Brincadeiras:
  • Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas.
  • Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra.
  • Distribua os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu.
  • Trabalhe o número de letras de cada crachá
Partes do corpo, num primeiro momento desenhar o que está faltando, depois escrever os nomes de algumas partes, como: Mão, pé, braço, cabeça, etc.
(Colmagno)
O que tem dentro do meu corpo? Usando sucatas variadas vamos fazer o corpo por dentro e dar nomes as partes:
Nosso coração é um órgão importantíssimo, vital para nosso corpo! Conversaremos sobre as emoções que dizemos sentir no coração, pessoas que dizemos guardar no coração! Agora, vamos fazer uma arte com um coração:
Romero Britto
Porque temos ossos? O que aconteceria se não tivéssemos ossos dentro do nosso corpo? Depois de conversarmos sobre isso, vamos observar o esqueleto da escola:
Agora, vamos escrever os nomes de alguns dos nossos ossos:
Olha os ossos da nossa mão:
Toda criança quando nasce, tem direito à Certidão de Nascimento, mas nós vamos fazer uma identidade, com nome e foto!

0 comentários :

Postar um comentário