segunda-feira, 20 de março de 2017

Projeto de Leitura Sou Letrando


Apresentação em tema: “PROJETO: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique Escola Estadual de Ensino Fundamental DRº Mário Vieira Marques (CIEP) São Luiz Gonzaga,”— Transcrição da apresentação:
 1 PROJETO: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique Escola Estadual de Ensino Fundamental DRº Mário Vieira Marques (CIEP) São Luiz Gonzaga, 2016
2 ◦ 1.TEMA Projeto de Leitura: Sou Letrando. ◦ 2.PROBLEMA Resultados apresentados nas Avaliações Externas de Desempenho Escolar evidenciaram que boa parte do corpo discente (alunos) apresentava dificuldades para ler, interpretar e/ ou produzir textos. Nesse sentido, questionamos se falta de leitura interfere diretamente no desempenho escolar? ◦ 3.HIPÓTESE Como forma de incentivar o hábito de ler e tentar torná-lo uma prática prazerosa e indispensável para que os alunos possam compreender melhor a realidade que os cerca e também para que haja uma melhoria significativa do desempenho escolar deles, os professores, juntamente com a equipe pedagógica decidiram trabalhar com o projeto “SOU LETRANDO”, novamente. Pois cremos que toda escola deve ter um projeto direcionado para a leitura e produções.
3 ◦ OBJETIVO GERAL – Incentivar o hábito de leitura, escrita, também o gosto pela música, poesia e contos, proporcionando à comunidade escolar momentos de interação tendo como base o mundo encantado da leitura. ◦ OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Exercitar a comunicação e a expressão pela música que se dão através da interpretação e improvisação, proporcionando momentos de relaxamento com fundos musicais (pós-refeição ao meio dia). – Trazer para sala de aula interpretações de músicas já existentes, para que os alunos possam vivenciar o processo de expressão individual e grupal, não se esquecendo de fazer conexões com a localidade e a identidade cultural dos alunos, permitindo-lhes também improvisar, compor, observar e analisar suas estratégias e de seus colegas nas atividades de produção. – Adquirir conhecimento sobre o gênero literário: poesia. – Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da leitura a fim de alcançar os objetivos sociais e individuais. – Oferecer espaços e momentos para o desenvolvimento das capacidades leitoras. – Permitir que a leitura e a escrita sejam compreendidas como práticas sociais. – Incentivar o hábito de leitura e estimular a criatividade dos alunos e professores.
4 ◦ JUSTIFICATIVA: Pela necessidade de desenvolver a leitura e a escrita dos alunos, também por acreditar que a música, a poesia e os contos podem permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica através do canto, expressões, ludicidade, teatro e outras mensagens optamos por trabalhar de forma a despertar o encanto que existem nas palavras. Nessa linha de pensamento é que foi elaborado esse projeto e também pelo fato de perceber a disposição dos alunos em participar das referidas atividades, quando foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios adquiridos do ano de Também para oferecer aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais de aprendizagem, um ambiente colaborativo entre professor e alunos no qual a capacidade de cada educando seja respeitada e onde pode-se afirmar que todos tenham oportunidade de aprender.
5 O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento-chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sabemos que o hábito de leitura dependem de outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza de que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independentemente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social. Assim, estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, proporcionando a eles um horizonte totalmente novo, além de possibilitar momentos de integração entre professores, alunos, pais, funcionários e Pibidianos da UERGS.
6 ◦ METODOLOGIA O projeto será desenvolvido através de Contação de Histórias, Poesias, Parada da Leitura, Hora do Conto, Gincana Literária, Café Literário, Relaxamento enquanto ouve-se música após refeição, teatro, etc. Para isso, serão definidos Títulos, Autores e Músicos (as) sugeridos pelos alunos para serem trabalhados no decorrer do Primeiro e Segundo trimestre de 2016, sendo que no Terceiro trimestre, os alunos trabalharão com contos literários. Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes ilustrações para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola.
7 ◦ CRONOGRAMA O Projeto de Leitura acontecerá no decorrer do ano letivo de 2016, sendo uma aula semanal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos. 1º momento: Escolha dos livros e/ou autores, músicos (as), e histórias a serem trabalhados no decorrer do trimestre; 2º momento: Parada da Leitura, Contação de Histórias, Hora do Conto e Dramatizações; 3º momento: Exibição de filmes e vídeos, para melhor entendimento dos conteúdos; 4º momento: Culminância com Gincana e Café Literário, bem como a exposição e/ou apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
8 Para finalizar… “Sementinhas bem plantadas, brotam e não param de crescer”. – Autor desconhecido.

0 comentários :

Postar um comentário