segunda-feira, 20 de março de 2017

Projeto Confabulando- ” Fábulas de ontem e de hoje “

Apresentação em tema: “PROJETO CONFABULANDO FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE ESTE PROJETO FOI REALIZADO COM A TERCEIRA SÉRIE A, PELA PROFESSORA WILSINEIA DE SOUZA MACHADO NA ESCOLA.”— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO CONFABULANDO FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE ESTE PROJETO FOI REALIZADO COM A TERCEIRA SÉRIE A, PELA PROFESSORA WILSINEIA DE SOUZA MACHADO NA ESCOLA CATHARINA CHEQUER
2 INTRODUÇÃO A FÁBULA É UMA FORMA DE LITERATURA MUITO ANTIGA.PORÉM, NUNCA ENVELHECE, SEMPRE SÃO RECONTADAS ATÉ OS DIAS DE HOJE. OS AUTORES USAM OS ANIMAIS PARA ANALISAR O COMPORTAMENTO HUMANO. AS FÁBULAS SÃO FORMAS DE EDUCAR E ENSINAR VALORES A SOCIEDADE. TEM COMO HÁBITO, ACRESCENTAR AS HISTÓRIAS UMA CONCLUSÃO, QUE É CHAMADA DE MORAL DA HISTÓRIA. E PARA CADA HISTÓRIA, PODEMOS TIRAS DIVERSAS CONCLUSÕES(MORAL), VARIANDO DE ACORDO COM O LEITOR. NAS FÁBULAS DE ONTEM,PODEMOS CITAR AS DE ESOPO, MONTEIRO LOBATO, RUTH ROCHA. E OS OUTORES DAS FÁBULAS DE HOJE,SÃO OS ALUNOS.
3 JUSTIFICATIVA PARA FORMARMOS BONS LEITORES,DEVEMOS LEVAR OS ALUNOS A TER CONTATO DIRETO COM A LEITURA E A ESCRITA. SERÃO DESENVOLVIDAS ESTRATÉGIAS DE UM PROJETO DIDÁTICO, COM O TÍTULO FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE ONDE OS ALUNOS VIVENCIARÁ DE FORMA LÚDICA E PRAZEROSA, O ATO DE LER E PRODUZIR SEU TEXTO. OBJETIVOS GERAIS DESPERTAR NO ALUNO O PRAZER PELA LEITURA E SER PRODUTOR DE SEU PRÓPRIO TEXTO, ATRAVÉS DO GENERO LITERÁRIO FÁBULA E SER CRIATIVO PARA TIRAR CONCLUSÃO COM A MORAL.
4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS —–DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA E PELA ESCRITA. —–RECONHECER UMA FÁBULA. —–DESENVOLVER O IMAGINÁRIO. —–REPRODUZIR O TEXTO ORALMENTE, MANTENDO A SEQUÊNCIA DOS FATOS. —–DESCREVER OS PERSONAGENS DA FÁBULA. —–UTILIZAR AS REGRAS ORTOGRÁFICAS E PONTUAÇÕES. —–ENVOLVER A FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR. RECURSOS: COLEÇÃO DE PEQUENAS FÁBULAS. APARELHO DE SOM. CÓPIAS DE FÁBULAS. COLA, TESOURA, PAPÉIS VARIADOS. 
5 DESENVOLVIMENTO O PROJETO ESTÁ DIVIDIDO EM ETAPAS. AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM CADA ETAPA, FOI ATINGIDA, SEGUNDO OS ANSEIOS DOS OBJETIVOS. PRIMEIRA ETAPA: FOI NARRADO UMA FÁBULA, FAZENDO A LEITURA DRAMATIZADA PELA PROFESSORA OS DOIS PATOS E A TARTARUGA, ENFATIZANDO A MORAL DA HISTÓRIA.ONDE MOSTRA PARA O EDUCANDO, QUE UMA PESSOA SÁBIA, PENSA ANTES DE FALAR. DESENHAR OS PERSONAGENS E ESCREVER A FÁBULA COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS. SEGUNDA ETAPA: PESQUISAR E LER UMA FÁBULA E ILUSTRÁ-LA COM PAPÉIS VARIADOS. TERCEIRA ETAPA: LEVAR UMA FÁBULA PARA CASA, PARA SER LIDA COM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS OU OUTRO FAMILIAR. TRAZER A CONCLUSÃO DA MORAL DA HISTÓRIA.(MOSTRANDO A DIVERSIDADE DE CONCLUSÕES.)
6 QUARTA ETAPA: CRIAR UMA FÁBULA, COLOCAR O TÍTULO, OS PERSONAGENS ( ANIMAIS QUE SE COMPORTAM COMO HUMANOS) E LEMBRAR DE COLOCAR A MORAL, ONDE VOCÊ ENSINA E APRENDE. DESENHAR OS PERSONAGENS. A CORREÇÃO SERÁ FEITA PELOS COLEGAS. QUINTA ETAPA: ORGANIZAR A CLASSE PARA SELECIONAR ALGUMAS FÁBULAS PARA SEREM DRAMATIZADAS ( TEATRO). APRESENTAÇÃO DAS PEÇAS. AVALIAÇÃO SERÁ FEITA DURANTE TODO O PROCESSO. OBSERVAR A PARTICIPAÇÃO E OS REGISTROS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS: AMPLIAR O REPERTÓRIO, PRODUÇÃO DE TEXTO, ANALISAR A SEQUÊNCIA DOS FATOS, ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO.
7 . SE A MORAL DA HISTÓRIA ESTÁ DE ACORDO COM A NARRAÇÃO. OBS: OS TEXTOS CRIADOS PELOS ALUNOS, SERÃO TRABALHADOS, COMO LEITURAS, NA SALA DE AULA.
OBS: Acompanhe também o  slide desse material no link abaixo:
Fonte e texto: http://slideplayer.com.br

0 comentários :

Postar um comentário