segunda-feira, 20 de março de 2017

Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães


Apresentação em tema: “Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.”— Transcrição da apresentação:

 1 Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6
2 Objetivos: – Despertar o gosto pela Matemática – Desenvolver a prática da leitura e da escrita através de textos de jornais – Interpretar e resolver problemas; – Fazer estimativas e cálculo mental; -Proporcionar aos alunos atividades culturais como: produção de paródias, ilustrações de textos, cantar, tocar, encenar dançar e outros nas aplicações da matemática – Despertar e desenvolver o senso crítico do aluno; – Aplicar os conteúdos matemáticos no cotidiano
3 METODOLOGIA 1º Selecionar uma música 2° Ler e interpretar o texto da música 3º Destacar as palavras – chaves da letra da música; 4º Selecionar as reportagens ou imagens que estejam de acordo com o texto da música selecionada 5° Ler e interpretar a matéria selecionada no jornal 6° Colar em um painel as reportagens ou imagens selecionadas
4 7° Selecionar conteúdo de matemática e de outras disciplinas de uma única série a ser trabalhado 8º Propor situações-problemas para introduzir os conceitos e/ou definições do conteúdo proposto 9º Definir ou conceituar o conteúdo apresentado no painel 10° Propor outros exemplos para fixar melhor o conteúdo apresentado 11º Avaliar os alunos no decorrer do processo
5 PÚBLICO ALVO Alunos do Ensino Fundamental e Médio. CARGA HORÁRIA A oficina será desenvolvida num período aproximado de 4 horas aulas RECURSOS MATERIAIS Jornais, caixa amplificada, data show, microfone e pedestal de microfone, computador, tesouras, cartolinas, cola de colar papel, régua, lápis, borracha, pincel atômico,etc.
6 RECURSOS HUMANOS Professores, corpo técnico da escola, direção e vice-direção, pais e responsáveis dos alunos e membros da comunidade. AVALIAÇÃO Os alunos serão avaliados em sala de aula de forma clara, objetiva e contínua, através de testes teóricos e práticos durante todo o processo.
7 Música selecionada Dormi na Praça (Bruno e Marrone) Caminhei sozinho pela rua, falei com as estrelas e com a lua deitei no banco da praça tentando te esquecer adormeci e sonhei com você No sonho você veio provocante, me deu um beijo doce e me abraçou bem na hora h no ponto alto do amor já era dia o guarda me acordou Seu guarda eu não sou vagabundo não sou delinqüente sou um cara carente eu Dormi na praça pensando nela, seu guarda seja meu amigo me bata me prenda Faça tudo comigo mas não me deixe ficar sem ela
8 Painel
9 Conteúdo: Frações Situação-problema 1ª) dois quintos do canteiro de uma praça é reservada ao um parque de brinquedos. Faça a representação geométrica da figura desse parque. 2/5 (dois quintos) duas partes tomadas de 5 2 – é o numerador 5 – é o denominador 2/5
10 2ª) João caminhou três oitavos do comprimento de uma rua. Represente geometricamente essa situação. 3/8 (três oitavos) Três partes tomadas de oito 3 é o numerador da fração 8 é o denominador da fração 3/8
11 Fração Conceito: Fração é parte de um todo a/b é uma fração, onde a é o numerador e b o denominador a e b Є N e b0 O denominador e o numerador são os termos da fração O numerador indica o número de partes iguais em que o inteiro foi dividido O numerador indica quantas dessas partes foram consideradas Exemplos: 1)1/2 (um meio) 1 – numerador 2- denominador 2) 4/5 (quatro quintos) 4 – numerador 5 – denominador.

0 comentários :

Postar um comentário