segunda-feira, 20 de março de 2017

METODOLOGIA DE TRABALHO COM FILMES


OBJETIVOS: promover a aprendizagem sobre vários aspectos do mundo onde vivemos de forma lúdica e prazerosa. Além disso.
1 METODOLOGIA DE TRABALHO COM FILMES
2 OBJETIVOS: promover a aprendizagem sobre vários aspectos do mundo onde vivemos de forma lúdica e prazerosa. Além disso amplia o repertório criativo pois possibilita o acesso à muitas formas de expressões humanas. Possibilita a interação dos alunos com o enredo da história, fazendo com que se identifique com os personagens de forma a refletir sobre comportamentos éticos. Podemos identificar possibilidades de trabalho em projetos e disciplinas como: História: a própria tentativa de reconstruir eventos históricos, caracterização dos costumes e valores das sociedades, formas de registro; propicia viagens ao passado e ao futuro (ficção científica). Lembrar que sempre que alguém descreve um fato (história) coloca a sua forma de ver e explicar o mundo.
3 Geografia: apresentar a diversidade de ambientes na Terra em relação ao relevo, rios, montanhas, fenômenos geológicos (vulcões, terremotos, geiseres), fenômenos climáticos como furacões, ciclones, tornados), fenômenos astronômicos (eclipses, cometas, asteróides), aurora boreal, o interior da Terra.
4 Ciências Naturais: características dos seres vivos, diferentes formas de vida, microrganismos, pesquisas científicas, corpo humano. Arte: o próprio filme pode ser considerado uma obra de arte pois envolve a associação harmônica de imagem, movimento e som, com a capacidade de despertar diversos sentimentos e sensações. Pode apresentar também obras de arte de todo o mundo, tornando acessível à interpretação de todos.
5 Educação Física: danças, ritmos, esportes diversos. Cultura: danças e ritmos característicos, comidas típicas, monumentos, formas de representação da realidade, utensílios, rituais, entre outros. Linguagens: propicia o contato com diversas línguas, tomando contato com idiomas diferentes;
6 DESENVOLVIMENTO Para utilizarmos os filmes de forma adequada precisamos adotar algumas providências em relação à: Ambiente: Espaço adequado em relação à luminosidade e conforto; Som adequado de forma que as falas estejam legíveis ; A cópia do filme deve ser nítida e sem defeitos;
7 Adequação do filme: O professor deve assistir o filme antes de adotá-lo; Analisar as possíveis mensagens subliminares que a história pode abordar – comportamentos inadequados, preconceitos, inversão de valores; Adequação da linguagem e da duração do filme; Identificar os enfoques que deseja abordar no trabalho;
8 O filme é adequado à faixa etária e às características da turma? As informações contidas estão de acordo com o nível do conhecimento dos alunos? A temática do filme é adequada ao ambiente escolar? Tem cenas de sexo, violência e terror ou trata de valores culturais, religiosos e morais com os quais a família pode discordar? A quantidade de informação sobre o tema é suficiente ou é necessário fazer uma complementação? A abordagem do tema é atual? Existem outros enfoques ou tendências que vão ser explorados de outras formas?
9 Planejamento da atividade: É importante despertarmos o interesse pelo filme, apresentando às crianças o título, questionando sobre o teor da história. Apresentar a capa para as crianças observarem, levantando os conhecimentos prévios. Podemos apresentar também o “making off” do filme, ou seja, como as produtoras criaram os efeitos especiais, principalmente em desenhos. Outro dado importante é explicar a história da produção do filme, quanto custou, que recursos foram utilizados para que as crianças percebam o avanço da tecnologia de imagem.
Fonte e material em slide: http://slideplayer.com.br/slide/

0 comentários :

Postar um comentário