domingo, 19 de março de 2017

Matriz de Referência de Língua Portuguesa do 3º Ano do Ensino Fundamental

 
O termo matriz de referência é utilizado especificamente no contexto das avaliações em larga escala para indicar habilidades a serem avaliadas em cada etapa da escolarização e orientar a elaboração de itens de testes e provas, bem como a construção de escalas de proficiência que definem o que e o quanto o aluno realiza no contexto da avaliação. Esse termo não deve ser confundido com o que se refere à “matriz de ensino”, utilizado para a especificação dos diferentes componentes curriculares que precisam ser desenvolvidos pelo professor com seus alunos ao longo de cada ano escolar.
Eixo estruturante: Leitura
H1 – Ler palavras com estrutura silábica canônica.
H2 –  Ler palavras com estrutura silábica não canônica.
H3 – Reconhecer a finalidade do texto.
H4 – Localizar informações explícitas em textos.
H5 – Compreender os sentidos de palavras e expressões em textos.
H6  – Realizar inferências a partir da leitura de textos verbais.
H7 – Realizar inferências a partir da leitura de textos que articulem a linguagem verbal e não verbal.
H8 – Identificar o assunto de um texto.
H9 – Estabelecer relações entre partes de um texto marcadas por elementos coesivos.
Eixo estruturante: Escrita
H10 – Grafar palavras com correspondências regulares diretas.
H11 – Grafar palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro.
H12 – Produzir um texto a partir de uma situação dada.

FONTE: MEC

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