segunda-feira, 20 de março de 2017

Estratégias de Ensino Árvore Genealógica


Montar a árvore genealógica  não se trata apenas de fazer um esquema de membros de família. Esta atividade pode ser produtiva e interdisciplinar propiciando ao professor o trabalho com diversos conteúdos e ao aluno o conhecimento de si mesmo, da história de sua família e aprendizagem efetiva em todas as disciplinas.
Deixamos abaixo 6 passos para direcionar o trabalho com a Árvore Genealógica.
Passo 1: Definição
O termo árvore genealógica pode ser deveras complicado para crianças ainda pequenas, portanto é necessário como primeiro passo definir GENEALOGIA e discutir com as crianças a importância desta ciência e de conhecermos nossas origens.
Não passe desta etapa a té que toda a turma consiga compreender.
Passo 2: Preparação para pesquisa
Organizar com a turma um questionário  com pontos relevantes a serem pesquisados.
Pode-se definir, por exemplo a pesquisa das profissões de cada membro da família, ou ter como objetivo chegar ao país de origem, uma vez que o Brasil é bem miscigenado.
Defina nesta etapa com os alunos quantas gerações serão colocadas na árvore.
Passo 3: Realização de  Pesquisas diversas
Esta é uma etapa em que os alunos estarão em campo buscando informações. Seja em documentos de familiares, em escuta de relatos de parentes mais velhos, etc…
É importante deixar alguns dias para esta pesquisa uma vez que alguns dados podem ter se perdido e o aluno será estimulado a buscá-los.
Passo 4: Montagem de esquema na Árvore Genealógica
Pode ser feita em cartolina com ou sem fotos da família.
O importante desta etapa é que a criança compreenda que não é apenas um cartaz montado, mas um apoio para a etapa posterior.
Passo 5: Apresentação para a turma mostrando as descobertas.
Cada aluno em sua vez explicará como realizou suas pesquisas e o que descobriu.
Por exemplo: Este é meu avô materno, o nome dele é Isaac, ele trabalhou em olarias fazendo tijolos e na roça como lavrador. Meu avô hoje é aposentado e vive em uma cidade vizinha.
Delimite o tempo de fala de cada aluno e o tempo de perguntas que podem ser direcionadas pelos colegas.
Passo 6: Realizar atividades a partir dos trabalhos
Partindo dos trabalhos realizados o professor deverá puxar outros conteúdos de trabalho como: Profissões, países, continentes,produções textuais, religião, leitura e escrita, etc…
Explore ao máximo os cartazes e as informações de todas as árvores.
Como podem ver o trabalho é rico e pode render um projeto maravilhoso.
Boa Aula!!

Fonte e texto: http://www.lipitipi.org/

0 comentários :

Postar um comentário