segunda-feira, 20 de março de 2017

Ênfases Curriculares x Projetos Pedagógicos: Prática Docente Interdisciplinar Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra


Apresentação em tema: “ÊNFASES CURRICULARES X PROJETOS PEDAGÓGICOS: Prática Docente Interdisciplinar Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA.”— Transcrição da apresentação:
 1 ÊNFASES CURRICULARES X PROJETOS PEDAGÓGICOS: Prática Docente Interdisciplinar Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
2 Ênfases Curriculares São definidas como conjunto delimitado e articulado de concentração de estudos visando desenvolver competências e habilidades tendo em vista as oportunidades efetivas de estágios/intervenção em algum dos domínios da atividade profissional (Resolução CNE Nº 5/2011)
3 COMPETÊNCIASHABILIDADESENVOLVENDO ESTÁGIOS DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS SUSTENTA-SE: VISANDO A PROFISSIONALIZAÇÃO
4 Todas as Diretrizes Curriculares Nacionais no Brasil, implantadas pós LDB – Lei , apontam para um currículo orientado por competências. A proposta é mudar do projeto pedagógico tradicional, convencional ou informacional para o projeto pedagógico orientado por competências. 
5  ÊNFASES, CONSISTEM EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM OPORTUNIDADES DE ATUAÇÃO, CONFORME DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO, CONSIDERANDO AS DEMANDAS SOCIAIS/POTENCIAIS E AS POSSIBILIDADES INSTITUCIONAIS DE REALIZAR.
6 CONSIDERAÇÕES PARA DEFINIR AS ÊNFASES NO PPC:  Necessidades sociais da região e da comunidade (local do curso inserido);  Inserção do corpo docente e discente do curso na sociedade (consolidadas por meio de atuações profissionais e acadêmicas);  Possibilidade de inserção dos egressos no mercado de trabalho;  Ampliação do campo de atuação profissional, considerando necessidades da região e o desenvolvimento do curso como ciência e profissão.
7 EXEMPLO DAS DEFINIÇÕES DE ÊNFASES CURRICULARES NAS DIRETRIZES DO CURSO DE PEDAGOGIA:  Art. 3º O estudante de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de -conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. (…).
Fonte: http://slideplayer.com.br/

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