segunda-feira, 20 de março de 2017

Cantigas de ontem e de hoje- Cantigas de Roda Cirandas ou Brincadeiras de Roda


Apresentação em tema: “INTRODUÇÃO As cantigas de roda, cirandas ou brincadeiras de roda fazem parte do Folclore Brasileiro. As letras, melodias e ritmos são bastante lúdicos.”— Transcrição da apresentação:

 2 INTRODUÇÃO As cantigas de roda, cirandas ou brincadeiras de roda fazem parte do Folclore Brasileiro. As letras, melodias e ritmos são bastante lúdicos e, proporcionam a socialização, a organização coletiva através da roda e o movimento corporal, podendo ser ou não coreografadas. E você, conhece alguma cantiga de roda? Sabe a origem delas? Então, vamos conhecer mais sobre essa manifestação cultural? Vamos lá!!!
3 TAREFAS 1 – Entrevistar os pais e avós sobre as cantigas de roda que conhecem. Aprender uma delas e cantar para a turma. 2 – Pesquisar as cantigas de roda e sua importância na cultura popular brasileira. 3 – Apresentar uma cantiga de roda em grupo de forma teatral. 4 – Confeccionar um livrinho escrito e ilustrado com as cantigas pesquisadas.
4 PROCESSO Para desenvolver essas tarefas será necessário seguir as seguintes instruções: 1° – Realizar individualmente a entrevista com os pais e avós e selecionar uma das cantigas de roda para cantar na sala de aula; 2° – Pesquisar na Internet em um dos sites disponibilizados no Recurso; 3° – Formar equipes de 4 a 5 alunos para apresentação teatral de uma cantiga devendo a apresentação ser disponibilizada para o blog através de fotos ou filmagens; 4° – Em equipes na sala de aula confeccionarão o livro de cantigas de roda nas aulas de Artes.
5 RECURSOS As atividades poderão ser pesquisadas nos seguintes sites: pt.wikipedia.org/wiki/Cantiga_de_roda de-roda/3859
6 AVALIAÇÃO O seu desempenho e o de sua equipe será avaliado através: Análise individual: interesse, envolvimento, colaboração, desenvolvimento das atividades, organização das informações pesquisadas e atuação em grupo. Análise do grupo: organização do trabalho, criatividade nas apresentações, envolvimento na execução das tarefas.
7 CONCLUSÃO Ao finalizar este trabalho vocês terão um pouco mais de conhecimento sobre as cantigas de roda de ontem e de hoje através desse resgate cultural. Espero que vocês tenham gostado de aprender mais sobre o tema, já que brincar de roda estimula os movimentos, o ritmo, a interpretação oral e a criatividade.
8 Créditos WebQuest elaborada para a Semana Cultural da EMEF Professora Sulamita Pereira Gonçalves, ministrada pela professora Claudia Roberta, do 4° ano, no período de 04 a 14 de Junho.

0 comentários :

Postar um comentário