segunda-feira, 20 de março de 2017

BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS PROFESSORA: ADRIANA FALCÃO





1 BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS PROFESSORA: ADRIANA FALCÃO 1º Ano – Unidade Nobel
2 O brincar é muito importante para o desenvolvimento infantil. Libera as crianças das limitações do mundo real, permitindo que elas criem situações imaginárias. Brincar com outras crianças é muito diferente de brincar somente com adultos. O brinquedo entre pares possui maior variedade de estratégias de improviso, envolve mais negociações e é mais criativo (Sawer, 1997). Assim, a criança aprende a compartilhar os objetos, negociar e respeitar regras de forma lúdica. APRESENTAÇÃO
3 O projeto justifica-se pela necessidade em apresentar para as crianças brinquedos e brincadeiras que não fazem parte do seu cotidiano. O desenvolvimento do projeto possibilitará à criança conhecer outras formas de brincar tão prazerosas quanto as que ela já conhece, dando novos significados às brincadeiras, vivenciando momentos de lazer ao ar livre. JUSTIFICATIVA
4 OBJETIVOS Possibilitar o contato das crianças com brinquedos e brincadeiras que promovem a socialização, oferecendo novas possibilidades de brincar; Resgatar alguns brinquedos e brincadeiras que não fazem parte do cotidiano; Vivenciar situações que proporcione o exercício da boa convivência, respeitando as regras.
5 DESENVOLVIMENTO Realização da atividade no livro linhas da vida da página 65. A partir da atividade do livro, pesquisar na aula de informática, outros brinquedos e brincadeiras ao ar livre; Listar os brinquedos e brincadeiras que mais gostaram; Apresentação de uma caixa cheia de brinquedos; Construção de alguns brinquedos com sucatas; Brincadeiras com os brinquedos apresentados na área externa da escola; Os brinquedos confeccionados ficarão à disposição das crianças para brincarem nos momentos de lazer da escola.
6 AVALIAÇÃO Na roda de conversa, os alunos compartilharam seus sentimentos ao brincar com os brinquedos produzidos por eles e que eram desconhecidos até participarem do processo de pesquisa e criação, proporcionando a colaboração criativa da turma. Vivenciaram que é possível utilizar objetos recicláveis/reutilizáveis na produção de brinquedos, o que contribui para a construção de um cidadão sustentável. As famílias deram retornos positivos para a escola, relataram que as crianças querem produzir os brinquedos em casa, solicitam separar o material reciclável para produção e brincam com os familiares e amigos, resgatando as brincadeiras antigas e promovendo maior socialização em espaços coletivos.
7 ATIVIDADE REALIZADA
8 PESQUISA
9 CONFECÇÃO
11 SOCIALIZAÇÃO Brincadeira: Empinando pipa Brincadeira: Empinando pipa
12 Brincadeira: Bola de gude Brincadeira: Bola de gude
13 Brincadeira: Bolinha de sabão Brincadeira: Bolinha de sabão Brincadeira: Cubo mágico Brincadeira: Cubo mágico
14 Brincadeira: Bate – bate Brincadeira: Bate – bate Brincadeira: Cobra-cega Brincadeira: Cobra-cega
15 Brincadeira: Amarelinha
16 Brincadeira: Bambolê Brincadeira: Bambolê
17 Brincadeira: Pé de lata Brincadeira: Pé de lata
18 Brincadeira: Cinco Marias
19 Brincadeira: Telefone sem fio
20 Brincadeira: Elástico Brincadeira: Elástico.

0 comentários :

Postar um comentário