domingo, 19 de março de 2017

Atividades permanentes para turmas de 1º ano – BAIXE O ARQUIVO

 
I- AGENDA
Nas situações cotidianas da sala de aula, é importante que as atividades do dia sejam organizadas junto aos alunos. Assim, todos se comprometem com o cumprimento das mesmas. Além disso, a organiza-ção da AGENDA é uma importante estratégia que leva os alunos a pensar e trabalhar uma situação real de leitura e de escrita. Nessas situações a escrita é também utilizada para auto-monitoração das próprias ações.
TEMPO MÁXIMO RECOMENDADO: 10 MINUTOS
FUNÇÃO: O TRABALHO COM A AGENDA TEM COMO FINALIDADES:
ØTrabalhar a função social da escrita, utilizando-se de textos REAIS.
ØPossibilitar ao aluno “ler”, mesmo sem saber ler convencionalmente.
ØObservar um “escritor” mais experiente escrevendo e ampliar as noções que possuem sobre os instrumentos e procedimentos que envolvem o ato de escrever.
ØEnsinar que para escrever precisamos de muitas letras, e que elas são colocadas nos lugares certos.
ØPossibilitar ao aluno ser um agente ativo no processo de ensino e aprendizagem.
ØOrganizar as atividades do dia observando a sequência numérica.
ØDesenvolver atitudes de escuta.
ØIdentificar as atividades do dia para decidir sobre o que fazer em cada momento da aula.
 
ØAmpliar noções de tempo, construindo os conceitos de passado, presente e futuro.
ØGarantir o aproveitamento do tempo escolar.
ØEnsinar comportamentos desejáveis para o cumprimento das atividades do dia.
ØPromover situações de responsabilidade coletiva.
ØReconhecer palavras, letras e sílabas com consciência das relações fonema/grafema.
ØObservar e pensar sobre a sonoridade das palavras e sobre a escrita delas.
ØPossibilitar a leitura e a escrita de palavras estáveis, como por exemplo: LEITURA DELEITE, ATIVIDADE, NOME, MATEMÁTICA, SALA ETC.
COMO FAZER?
Ø Sensibilizar o grupo para o momento da escuta e da participação durante a produção escrita da agenda do dia.
Ø Organizar e escrever a agenda do dia no quadro ou em outro material na presença dos alunos. Enquanto escreve, é importante ler em voz alta quais serão as atividades do dia, mencionando qual delas iniciará o dia, qual virá na sequência, o que vem antes do recreio e depois dele.

0 comentários :

Postar um comentário