segunda-feira, 20 de março de 2017

Acompanhamento e Observação em sala de aula Ciclo I Educação Especial

1 ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA Ciclo I Educação Especial
2 Papel da coordenação pedagógica Melhorar a prática docente na formação continuada na escola
3 Quais são as necessidades da equipe para ensinar melhor? Recursos ( ato ou efeito de recorrer ) Planejamento das atividades Resultado das avaliações
4 Qual é a ferramenta que permite um conhecimento dos problemas didáticos ? É a observação em sala de aula
5 Objetivo da ferramenta ( OBSERVAÇÃO ) de formação Analisar as interações que são construídas entre o professor, os estudantes e os conteúdos trabalhados
6 QUEBRANDO RESISTÊNCIA
7 Informar nos ATPCs os objetivos da observação Montar a pauta de formação com base nas necessidades de ensino. Conhecer bons exemplos de prática didática que mereçam ser compartilhadas com a equipe.
8 É preciso criar um clima e uma cultura em que a parceria no desenvolvimento profissional esteja acima de melindres pessoais.
9 Se já há uma rotina de visita a sala de aula, é importante avisar o professor. Criar um calendário de visita e colocar em um lugar visível onde o professor possa consultar. 
10 Envolver os professores na elaboração da pauta. Levantar indicadores das necessidades e ou dificuldades didáticas.
11 Postura dentro da sala de aula Espaço do professor Não interferir na fala do docente Analisar todas as interações, mesmo que a pauta tenha sido discutida Aberto para situações inesperadas
12 Durante e após a observação construir hipóteses sobre as interações que dão certo e as que precisam de ajustes As hipóteses são a base do registro e da conversa posterior
13 Mais importante – Conversa com o professor Máximo uma semana Entregue uma cópia das anotações antes da devolutiva Conversa individual
14 Celebrar os pontos positivos observados Tratar os pontes que precisam ser melhorados Embasamento teórico – sustentação Apresentação de sugestões Ouvir o professor
15 O processo formativo é conflituoso. O PC só conquista o respeito do grupo quando as devolutivas têm resultados positivos no desempenho dos alunos. O final do processo deve ser um planejamento de formação para todos os docentes. (…). Segue o link do slide e o material completo abaixo:
Fonte: http://slideplayer.com.br

0 comentários :

Postar um comentário