sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Modelos de relatórios finais - 5º ano Modelo 1

 
NESTE MOMENTO TENSO É SEMPRE BOM UM MODELINHO
MODELO DE RELATÓRIO - PPAP - 5º ANO
No decorrer de 2014 a aluna permanece com déficit de atenção e costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silencio. Participa através de atenção individualizada e atividades diferenciadas que não exijam esforços para a realização, normalmente faz as atividades a ela propostas com apoio, após ser estimulada e incentivada. Participa do apoio pedagógico e do Projeto Sala de Articulação com fins de sanar suas dificuldades de aprendizagem, o que fez com que a mesma tivesse um pouco mais de iniciativa no desenvolvimento das atividades. Na Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias a aluna apresenta dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de consoante-vogal, no entanto a mesma está sendo estimulada através de recortes, leituras e jogos (memoria, dominós, auto-ditado); os erros por interferência da fala na escrita diminuíram através de atividades como produção de pequenas frases, textos lacunados e coletiva de textos, como parodias, noticias, cartas e convites, domina as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua quando avaliada oralmente, porém, na produção escrita tem limitações no uso desses recursos; mesmo com interferência tem problemas na segmentação de textos em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação) esta habilidade esta sendo desenvolvida, paulatinamente, com a aplicação de atividades impressas de desenvolvimento coletivo, jogos no LIED e visitas constantes a biblioteca (conforme cronograma da escola); passou a ter noção quanto ao uso da vírgula em frases; mesmo após atividade de organização textual e correções coletivas de textos a aluna ainda não tem segurança em segmentar texto em parágrafos, dispor margens, títulos, cabeçalhos, e necessita de constante interferência da professora. Na leitura a aluna tem ritmo lento; entoação pouco expressiva; não interpreta na primeira decodificação e precisa ser estimulada para se concentrar na leitura e interpreta-la. Participou das atividades de recreação, socializando os espaços, compreendeu as regras do jogo teve facilidade em integrar-se no grupo, nas atividades artísticas não apresentou dificuldades quanto aos aspectos relacionados à pintura e desenhos. Na área de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias a aluna está desenvolvendo, paulatinamente, noções básicas sobre números naturais e as quatro operações fundamentais através do trabalho com material dourado e jogos matemáticos, além de atividades diferenciadas com uso de figuras e situações do cotidiano. A mesma conhece a sequencia numérica, tem noção do Quadro de Valores Posicionais e arrisca hipóteses na leitura de gráficos e entende frações como parte de um inteiro. Na interpretação dos problemas precisa de apoio e incentivo, e não arrisca hipóteses mesmo com estimulo; por meio do projeto “Semana Matemática” a aluna passou a ter noções de frações, números decimais e unidades de medidas de maneira lúdica e continua, noções aprofundados no decorrer do semestre. Mostrou-se interessada sobre os assuntos debatidos na disciplina de Ciências, participando ativamente, apesar da timidez, dos seminários e trabalhos em grupo propostos, comentando os vídeos apresentados fazendo referencia a situações do seu cotidiano, além de se empenhar nas pesquisas solicitadas durante o desenvolvimento das unidades estudadas. Entendeu como funciona o corpo humano e a interação deste com o meio em que vive; realizou pesquisa sobre os Biomas brasileiros e apresentou com seu grupo através de seminário e elaboração de cartazes. Pode entender o complexo do ambiente das cidades se colocando como corresponsável no processo de preservação e sustentabilidade; compreendeu através de vídeos e exposição oral a formação do solo e a produção de energia elétrica. Em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias apesar de se demonstrar pouco atenta as explicações a aluna compreendeu os conteúdos, trazendo contribuições com relatos de acontecimentos vistos nas mídias ou vivenciados pela família; se dedicou nos trabalhos em grupo e nas atividades de entrevistas e elaboração de cartazes, apresentações de seminários e criação de paródia coletiva, Lê, analisa e interpreta os códigos específicos da Geografia (mapas, gráficos, tabelas etc.), passou  a conhecer melhor como de divide politicamente o Brasil, como se deu o processo de democratização desde o Brasil Colônia até os dias atuais; reconheceu o planeta Terra como parte de um universo maior, entendendo a estrutura física, tomando consciência da necessidade de se preservar o meio ambiente; reconheceu o Brasil como parte de uma estrutura maior, entendendo seu relevo, divisão territorial, hidrografia e as diferenças entre as regiões. Estratégias como recursos audiovisuais e jogos no LIED facilitaram a assimilação dos conteúdos. Participou dos Temas Transversais (cultura e meio-ambiente) discutidos em sala de aula, onde desenvolveu as atividades propostas, associou temas geradores como amizade, respeito, disciplina, cooperação, tolerância e fé, estabelecendo relação com limites necessários dentro e fora do espaço escolar. Participou do Projeto “Patrimônio” onde realizou pesquisa, assistiu vídeos pertinentes ao assunto e em grupos elaboraram cartazes que foram apresentados e expostos em sala de aula no projeto “Tchau Dengue” a aluna se empenhou na elaboração da parodia coletiva “Olha a Dengue”, montou, porém teve dificuldade em monitorar sua mosquitoeira, pode acompanhar todo processo reprodutivo do mosquito. E apesar da necessidade de acompanhamento diferenciado, apoio pedagógico e Articulação a aluna alcançou, dentro das suas limitações, as expectativas de aprendizagem estabelecidas através da avaliação diagnóstica, porém, os conteúdos da fase/ciclo do período em questão não foram satisfatoriamente alcançados, obtendo dessa forma Progressão com Plano de Apoio Pedagógico (PPAP). Apesar de precisar de apoio está apta a cursar a 3ª fase do 2º ciclo.
  MODELO DE RELATÓRIO - PS - 5º ANO

No decorrer do ano de 2014 a aluna mostrou-se interessada e participativa, interagindo com os demais. Foi organizada e disciplinada. Na Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias não apresentou dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de consoante-vogal; corrigiu através da leitura contínua, erros por interferência da fala na escrita em fim de palavras; através de atividades como produção de textos individual e coletiva passou a dominar as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua; segmenta o texto em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação) habilidade adquirida com a aplicação de atividades impressas de desenvolvimento coletivo; passou a ter noção quanto ao uso da vírgula em frases; após atividade de organização textual e correções coletivas de textos a aluna passou a segmentar texto em parágrafos e dispor margens, títulos, cabeçalhos de acordo com as convenções. Na leitura a aluna tem ritmo adequado; entoação expressiva e boa articulação. Participou das atividades de recreação, socializando os espaços, compreendeu as regras do jogo teve facilidade em integrar-se no grupo, nas atividades artísticas não apresentou dificuldades quanto aos aspectos relacionados à pintura e desenhos. Na área de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias o trabalho com material dourado e jogos matemáticos, no decorrer do semestre, possibilitou a aluna confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas utilizando seus conhecimentos prévios; compara acontecimentos no tempo; interpreta e produz escritas numéricas; compreende o Sistema de Numeração Decimal; Lê, interpreta e resolver situações problemas que envolvam as quatro operações fundamentais; desenvolve raciocínio matemático; construí o significado do número natural a partir da contextualidade social; reconhece que diferentes situações podem ser resolvidas por uma única operação e que diferentes operações resolvem um mesmo problema; conhece meios para a verificação de resultados; expressa e representa o resultado de uma medição, gradativamente, pela terminologia adequada; lê e construí tabelas e gráficos; elabora estratégias pessoais de estimativas, de cálculo mental e de orientação espacial, por meio do raciocínio lógico, para resolução de problemas cotidianos simples; analisa informações provenientes de diferentes fontes, utilizando ferramentas matemáticas, na formação da opinião própria que permita uma expressão critica, em problemas atuais; por meio do projeto “Semana Matemática” a aluna passou a ter noções de frações, números decimais e unidades de medidas de maneira lúdica e continua, noções aprofundados no decorrer do semestre. Mostrou-se interessada sobre os assuntos debatidos na disciplina de Ciências, participando ativamente dos seminários e trabalhos em grupo propostos, comentando os vídeos apresentados fazendo referencia a situações do seu cotidiano, além de se empenhar nas pesquisas solicitadas durante o desenvolvimento das unidades estudadas. Entendeu como funciona o corpo humano e a interação deste com o meio em que vive; realizou pesquisa sobre os Biomas brasileiros e apresentou com seu grupo através de seminário e elaboração de cartazes. Pode entender o complexo do ambiente das cidades se colocando como corresponsável no processo de preservação e sustentabilidade; compreendeu através de vídeos e exposição oral a formação do solo e a produção de energia elétrica. Em Ciências Humanas e suas tecnologias compreendeu os conteúdos, trazendo contribuições com relatos de acontecimentos vistos nas mídias ou vivenciados pela família; se dedicou nos trabalhos em grupo e nas atividades de entrevistas e elaboração de cartazes, apresentações de seminários e criação de paródia coletiva, Lê, analisa e interpreta os códigos específicos da Geografia (mapas, gráficos, tabelas etc.), passou  a conhecer melhor como de divide politicamente o Brasil, como se deu o processo de democratização desde o Brasil Colônia até os dias atuais; reconheceu o planeta Terra como parte de um universo maior, entendendo a estrutura física, tomando consciência da necessidade de se preservar o meio ambiente; reconheceu o Brasil como parte de uma estrutura maior, entendendo seu relevo, divisão territorial, hidrografia e as diferenças entre as regiões. Estratégias como recursos audiovisuais e jogos no LIED facilitaram a assimilação dos conteúdos. Participou dos Temas Transversais (cultura e meio-ambiente) discutidos em sala de aula, onde desenvolveu as atividades propostas, associou temas geradores como amizade, respeito, disciplina, cooperação, tolerância e fé, estabelecendo relação com limites necessários dentro e fora do espaço escolar. Participou do Projeto “Patrimônio” onde realizou pesquisa, assistiu vídeos pertinentes ao assunto e em grupos elaboraram cartazes que foram apresentados e expostos em sala de aula no projeto  “Tchau Dengue” a aluna se empenhou na elaboração da parodia coletiva “Olha a Dengue”, montou e monitorou sua mosquitoeira, onde pode acompanhar todo processo reprodutivo do mosquito. Dessa maneira a aluna conseguiu alcançar as expectativas de aprendizagem aos conteúdos do período em questão, obtendo dessa forma Progressão Simples (PS), sem a necessidade de acompanhamento diferenciado. Portanto, ela está apta a cursar a 3ª fase do 2º ciclo.
MODELO DE RELATÓRIO - PS (COM DIFICULDADES)
No decorrer de 2014 o aluno adquiriu habilidades para convívio no ambiente escolar, através da interferência da professora com auxilio da coordenação escolar e da família, mas diretamente a partir do envolvimento da mãe. O método de incentivo, recompensa e atenção individualizada fez com que o aluno demonstrasse interesse em participar das atividades a ele apresentadas e de participar com os demais colegas de atividades coletivas de forma harmoniosa e sem conflitos. Demonstrou-se, assim, mais interessado e participativo que no primeiro semestre. Na Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias o aluno continua com algumas dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de consoante-vogal, para apoiar no desenvolvimento dessa habilidade são propostas ao aluno individualmente atividades diferenciadas com jogos virtuais, recortes, leituras e jogos (memoria, dominós, auto-ditado); persiste a interferência da fala na escrita em começos e fins de palavras; através de atividades como produção de textos individual e coletiva tomou conhecimento das regras básicas de concordância nominal e verbal da língua, porém, não as utiliza de acordo com o padrão; mesmo com interferência tem problemas na segmentação de textos em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação) esta habilidade esta sendo desenvolvida, paulatinamente, com a aplicação de atividades impressas de desenvolvimento coletivo, jogos no LIED e visitas constantes a biblioteca (conforme cronograma da escola); passou a ter noção quanto ao uso da vírgula em frases; mesmo após as atividade de organização textual e correções coletivas de textos o aluno segmenta texto em parágrafos e dispõe margens, títulos, cabeçalhos, com a interferência da professora. Na leitura o aluno interpreta, com apoio, e tem ritmo lento; entoação pouco expressiva; boa articulação. Participou das atividades de recreação, socializando os espaços, compreendeu as regras do jogo teve facilidade em integrar-se no grupo, nas atividades artísticas não apresentou dificuldades, sendo que sua habilidade artística para desenhos se destaca e o satisfaz. Na área de Ciências da Natureza e Matemática o trabalho com material dourado e jogos matemáticos, no decorrer do semestre, possibilitou ao aluno o desenvolvimento da sua autoconfiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas utilizando seus conhecimentos prévios, porém, o mesmo ainda precisa de encorajamento para levantar suas hipóteses; compara acontecimentos no tempo; interpreta e produz escritas numéricas; compreende o Sistema de Numeração Decimal; Com apoio e interferência direta, lê, interpreta e resolve situações problemas que envolvam operações fundamentais de adição, subtração, multiplicação e com maior dificuldade na divisão; desenvolve raciocínio matemático; emite significado do número a partir da contextualidade social; reconhece que diferentes situações podem ser resolvidas por uma única operação e que diferentes operações resolvem um mesmo problema; conhece meios para a verificação de resultados; expressa e representa o resultado de uma medição, gradativamente, pela terminologia adequada; lê e construí tabelas e gráficos; elabora estratégias pessoais de estimativas, de cálculo mental e de orientação espacial, por meio do raciocínio lógico, para resolução de problemas cotidianos simples; analisa informações provenientes de diferentes fontes, utilizando ferramentas matemáticas, na formação da opinião própria que permita uma expressão critica, em problemas atuais; por meio do projeto “Semana Matemática” o aluno passou a ter noções de frações, números decimais e unidades de medidas de maneira lúdica e continua, noções aprofundados no decorrer do semestre. Mostrou-se interessado sobre os assuntos debatidos na disciplina de Ciências, porem, não participa ativamente, dos seminários e trabalhos em grupo propostos, se recusa a trabalhar em grupo. Comenta os vídeos apresentados fazendo referencia a situações do seu cotidiano, além de se empenhar nas pesquisas solicitadas durante o desenvolvimento das unidades estudadas. Entendeu como funciona o corpo humano e a interação deste com o meio em que vive; ouviu os colegas sobre a pesquisa em grupo sobre os Biomas brasileiros, mas não participou do seminário. Pode entender o complexo do ambiente das cidades se colocando como corresponsável no processo de preservação e sustentabilidade; compreendeu através de vídeos e exposição oral a formação do solo e a produção de energia elétrica. Em Ciências Humanas e suas Tecnologias compreendeu os conteúdos, trazendo contribuições com relatos de acontecimentos vistos nas mídias ou vivenciados pela família; se dedicou nos trabalhos em grupo e nas atividades de entrevistas e elaboração de cartazes, apresentações de seminários e criação de paródia coletiva, Lê, analisa e interpreta os códigos específicos da Geografia (mapas, gráficos, tabelas etc.), passou  a conhecer melhor como de divide politicamente o Brasil, como se deu o processo de democratização desde o Brasil Colônia até os dias atuais; reconheceu o planeta Terra como parte de um universo maior, entendendo a estrutura física, tomando consciência da necessidade de se preservar o meio ambiente; reconheceu o Brasil como parte de uma estrutura maior, entendendo seu relevo, divisão territorial, hidrografia e as diferenças entre as regiões. Estratégias como recursos audiovisuais e jogos no LIED facilitaram a assimilação dos conteúdos. Participou dos Temas Transversais (cultura e meio-ambiente) discutidos em sala de aula, onde desenvolveu as atividades propostas, associou temas geradores como amizade, respeito, disciplina, cooperação, tolerância e fé, estabelecendo relação com limites necessários dentro e fora do espaço escolar. Participou do Projeto “Patrimônio” onde realizou pesquisa, assistiu vídeos pertinentes ao assunto e em grupos elaborou cartazes que foram apresentados e expostos em sala de aula no projeto “Tchau Dengue” o aluno colaborou na elaboração da parodia coletiva “Olha a Dengue”, montou, porém, teve dificuldade em monitorar sua mosquitoeira, porem, pode acompanhar todo processo reprodutivo do mosquito. E apesar da necessidade de acompanhamento diferenciado o aluno conseguiu alcançar as expectativas de aprendizagem aos conteúdos do período em questão, obtendo dessa forma Progressão Simples (PS). Portanto, ele está apto a cursar a 3ª fase do 2º ciclo. 

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