quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Caderno Pedagógico - Práticas Inclusivas na Educação Infantil

Caderno Pedagógico - Práticas Inclusivas na Educação Infantil
Caderno Pedagógico

Apresentação:

A Educação Infantil, como primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança, constituindo um momento importante na sua vida. 

Nessa perspectiva, as ações educativas proporcionadas na primeira infância devem considerar o compromisso do trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam em instituições de Educação Infantil. 

É importante ressaltar que a inclusão da criança com deficiência nos espaços educacionais não depende do grau da sua deficiência ou do nível de seu desempenho intelectual, mas sim das possibilidades de interação e de socialização que lhe são oferecidas e da sua adaptação ao grupo e ao espaço comum que ocupa.

Este é um dos desafios que as unidades hoje enfrentam: adaptar-se, considerando o direito de toda a criança a aprender e conviver com os demais, respeitando a diversidade de preferências, interesses, necessidades e níveis de desempenho físico e intelectual. 

Entendendo que a ação docente é um processo contínuo de busca de novas possibilidades, este Caderno Pedagógico foi elaborado para subsidiar o trabalho com a inclusão, que se insere no Eixo: Infância – tempo de direitos. 

Esperamos que este material contribua com o planejamento do trabalho e aponte a necessidade de estudos e discussões, ampliando as ações para uma prática educativa cada vez mais inclusiva.

Introdução:

O que é especial é invisível aos olhos: uma maneira especial de realizar a formação continuada do educador/professor.

Este caderno teve seu início em fevereiro de 2005, quando começou a tomar forma um objetivo: o de proporcionar novas oportunidades de formação aos profissionais dos Centros Municipais (CMEIs) e Centros de Educação Infantil, CEIs conveniados, adequadas às suas condições de trabalho. 

Assim, montou-se um plano de formação continuada para os profissionais da rede pública municipal e da rede conveniada de Curitiba. A modalidade educação à distância (EAD) semipresencial configurou-se numa importante proposta de formação capaz de melhor atender às demandas educacionais dos profissionais.

O desafio era grande, pois o projeto inicial visava atender somente os educadores, deixando para mais tarde, a partir de 2006, a ampliação do atendimento para professores e pedagogos da educação infantil. 

Pesquisas, leituras e muitas discussões foram sugerindo os caminhos a serem percorridos e reafirmam o que nos ensinaram: que se deve ouvir diretores, pedagogos, educadores e professores como garantia de sua efetiva colabora- ção como agentes centrais do processo de formação.

Em março de 2005, foi realizado um levantamento de interesses dos CMEIs em participar de cursos na modalidade à distância, cujo resultado surpreendeu pela participação e pelas sugestões de áreas e temas a serem trabalhados. Os temas de maior procura foram: necessidades educacionais especiais, brincadeira e jogos, literatura infantil, saúde na educação infantil, a relação entre o educar e o cuidar e o desenvolvimento das linguagens das crianças. Assim, ficou claro que o primeiro tema a abordar seria na área de necessidades educacionais especiais. 

Participaram do planejamento do curso e posterior elaboração do material a equipe técnica do Departamento de Educação Infantil e a equipe técnica da Gerência de Educação à Distância – Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional.

Para ter acesso ao conteúdo completo acesse o LINK a seguir:

Caderno Pedagógico - Práticas Inclusivas na Educação Infantil

FONTE:
www.cidadedoconhecimento.org.br
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

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