quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Relatórios individuais do aluno (3º ANO) NORTEAMENTOS

Aluno k (em processo gradativo de aprendizagem)


Com base nos objetivos propostos no semestre e observação diária foi possível observar que o aluno apresenta interesse ,participação e gradativo crescimento nas atividades que envolve conteúdos específicos.Colabora na construção de regras para o bom convívio em grupo relacionando-se amigavelmente com professor e demais.A leitura e escrita está em processo de desenvolvimento o emprego de atividades dirigidas e acompanhamento individualizado faz-se necessário .A interpretação e oralidade desenvolve-se gradualmente paralelo a aquisição e ampliação da leitura. Escreve ,ordena e amplia frases , formando pequenos textos os mesmos passam por restruturação de idéias e analises da ortografia seguido de treinos ortográficos e intervenções necessárias. A criatividade precisa ser estimulada com novas leituras de gêneros diversos observando preferência do aluno para melhor envolvimento e motivação afim de promover avanços . Nas atividades de ortografia desenvolve construções com padrões simples e alguns complexos, apresenta conflitos em nasalizações (m /n)antes de P e B . Emprega som das letras com fonemas parecidos(f,v/t,d/,b,p/). Conforme teste da psicogênese encontra-se no nível ............. vale ressaltar que houve avanços mediante intervenções de reagrupamentos semanais , atendimento individualizado e reforço. Na parte gramatical reconhece alguns sinais de acentuação , ordem alfabética, alguns sinônimos e antônimos e substantivos (foco no uso não na nomenclatura) ,classifica as palavras quanto ao número de sílabas e reconhece parcialmente sílaba tônica..
O aluno realiza cálculos com adição e subtração simples com entendimento em algumas situações faz-se necessário uso de material concreto(sapateiras,canudos,tampinhas,material dourado...) especialmente em agrupamentos e desagrupamentos para melhor sistematizar as operações. Resolve situações problemas simples. Compõe e decompõe números segundo ordens e classes até ( .......................),reconhece operações envolvendo valores monetários: preço /troco.Apresenta idéia de multiplicação através do (dobro ,trilpo).
O aluno apresenta boa oralidade , expressando de modo organizado suas idéias e pensamentos. Manifesta suas emoções e limitações.Compreende a importância da preservação do meio ambiente para vida no planeta , Em
Prega conhecimento de lateralidade para localização e deslocamento no espaço escolar e convívio social. Reconhece a ação do homem e fenômenos da natureza na modificação de paisagens e meio ambiente. Reconhece a importância dos bons hábitos alimentares e emprego da boa higiene para boa saúde .
O aluno concluiu o semestre com necessidade de maior desempenho cognitivo vencendo parcialmente os planejamentos ora propostos. Os atendimentos individualizados, reforço , projetos específicos deverão ser dinamizados no início do próximo semestre afim de ajudar o aluno nas suas dificuldades e ampliar seus conhecimentos de leitura ,escrita e raciocínio lógico. .



Aluno x (ótimo aproveitamento)

Com base nos objetivos propostos no semestre o aluno demonstrou ótimo aproveitamento. Coopera para o crescimento da turma no todo atendendo a regras de convivencia ,interação e participação. Vale ressaltar a responsabilidade ,assiduidade e comprometimento diário com as atividades escolares além de solicitude junto aos colegas e professora. No desenvolvimento da leitura , escrita e oralidade apresenta avanços significativos.Lê com fluência textos diversos (contos ,poesia, fabulas,quadrinhas ) com boa pontuação e entonação. Apresenta boa interpretação e oralidade desenvolvida.Escreve ,ordena e amplia frases formando textos coerentes e lógicos. O texto apresenta
Criatividade atendendo ao gênero proposto. Nas atividades de ortografia tem ótimo desempenho nas construções com padrões simples ,nasalizações (m /n)antes de P e B (~), uso do nome próprio e aplicações do mesmo. Apresenta e emprega som das letras com fonemas parecidos(f,v/t,d/,b,p/ x/ch,g/j ) Emprega R iniial ,RR, R brando. Representa e diferencia som das vogais E/I;O/U.Quanto a parte gramatical ,conhece e emprega acentos, encontros vocálicos,ordem alfabética,(apresenta e emprega no contexto),classifica as palavras quanto ao numero de sílabas. Reconhece e emprega pontuação (ponto final ,exclamação,interrogação) .Faz uso do dicionário.Quanto ao raciocínio lógico matemático o aluno reconhece os números naturais e sistema de numeração decimal,realiza agrupamentos de unidade dezenas ,centenas. Reconhecendo 1ª classe e ordens dos números até centena.Realiza escritos por extenso até 999,compondo e decompondo os mesmos.Realiza cálculos com adição e subtração simples com entendimento e aplicabilidade.Nas operações com agrupamentos e desagrupamento necessita de emprego de material concreto para melhor sistematizar as operações.
Resolve situações problemas empregando a lógica e raciocínio. Reconhece operações envolvendo valores monetários: preço /troco.Apresenta idéia de multiplicação (dobro ,triplo) e divisão através de metades iguais.Nas aplicações de grandezas e medidas reconhece horas exatas ,metro,centímetro calendário.
O aluno comunica-se com clareza ,expressando de modo organizado suas idéias e pensamentos. É expressivo e manifesta suas emoções e limitações.Compreende a importância da preservação do meio ambiente para vida no planeta ,demonstra interação e conhecimento nas áreas (história ,geografia ,ciências) Em
Prega conhecimento de lateralidade para localização ,deslocamentos no espaço escolar e lugares de convivência.
Reconhece a ação do homem e natureza na modificação de paisagens e meio ambiente.Compreende a importância da boa alimentação e hábitos de higiene para uma vida saudável.
O aluno concluiu o semestre com ótimo aproveitamento e bom desempenho cognitivo.




ALUNO Z (BOM)


Observando diariamente o desempenho do aluno e relacionando aos objetivos propostos no semestre o mesmo apresentou bom aproveitamento.Participa com interesse e produtividade nas atividades do cotidiano escolar contribui positivamente para construção e efetivação de regras em sala. O desenvolvimento na leitura , escrita e oralidade desenvolve-se gradualmente sem maiores conflitos. Lê textos diversos (contos ,poesia, fabulas,quadrinhas ) com boa pontuação e entonação apresenta boa interpretação e oralidade . Escreve ,ordena e amplia frases ,formando textos criativos atendendo ao gênero proposto. Nas atividades de ortografia emprega padrões simples e complexos demonstra compreensão do sistema alfabético, grafa nasalizações (m /n)antes de P e B (~), uso do nome próprio e aplicações do mesmo. Apresenta e emprega som das letras com fonemas parecidos(f,v/t,d/,b,p/ x/ch,g/j ) Emprega R iniial ,RR, R brando. Representa e diferencia som das vogais E/I;O/U.Quanto a parte gramatical ,conhece e emprega acentos, encontros vocálicos,ordem alfabética,(apresenta e emprega no contexto),classifica as palavras quanto ao numero de sílabas. Reconhece e emprega pontuação (ponto final ,exclamação,interrogação) .Faz uso do dicionário.Quanto ao raciocínio lógico matemático o aluno reconhece os números naturais e sistema de numeração decimal,realiza agrupamentos de unidade dezenas ,centenas. Reconhecendo 1ª classe e ordens dos números até centena ,inicialmente foi necessário uso de material concreto (material dourado ,sapateiras ,Q.V.L.)para melhor sistematização. Realiza escritos por extenso até 999 com poucos erros ortográficos compondo e decompondo os mesmos.Realiza cálculos com adição e subtração simples com entendimento e aplicabilidade.Nas operações com agrupamentos e desagrupamento necessita de emprego de material concreto para melhor sistematizar as operações.Resolve situações problemas empregando a lógica e raciocínio.Reconhece operações envolvendo valores monetários: preço /troco.Apresenta idéia de multiplicação através do (dobro ,trilpo) noção de divisão através de metades.
O aluno comunica-se bem, expressa de modo organizado suas idéias e pensamentos. Manifesta suas emoções e limitações.Compreende a importância da preservação do meio ambiente para vida no planeta ,demonstra interação e conhecimento nas áreas de conhecimentos gerais (história ,geografia ,ciências). Compreende a importância de uma boa alimentação para uma vida saudável e apresenta bons hábitos de higiene.Emprega lateralidade no reconhecimento do espaço escolar e ambientes de convivência. Reconhece a ação do homem e fenômenos da natureza na modificação de paisagens e meio ambiente.
O aluno concluiu o semestre com boa participação e bom desempenho nas atividades propostas.


Aluno M (em processo gradativo de aprendizagem na escrita e leitura e bom desempenho matemático)

Com base nos objetivos propostos no semestre e observação diária foi possível observar que o aluno relaciona-se amigavelmente com o grupo.Participa timidamente das atividades que exige oralidade e opiniões embora tenha interesse e curiosidade nas contruções do cotidiano escolar .Quanto aos aspectos cogntivos apresenta dificuldade na assimilação dos conteúdos . A leitura e escrita está em processo de desenvolvimento .O emprego de atividades dirigidas e acompanhamento individualizado faz-se necessário .A interpretação e oralidade desenvolve-se gradualmente paralelo a aquisição e ampliação da leitura. Escreve ,ordena e amplia frases , formando pequenos textos os mesmos passam por restruturação de idéias e analises da ortografia ,seguido de treinos ortográficos e intervenções necessárias. A criatividade precisa ser estimulada com novas leituras de gêneros diversos ,observando preferência do aluno para melhor envolvimento e motivação afim de promover avanços . Nas atividades de ortografia desenvolve construções com padrões simples e alguns complexos, apresenta conflitos em nasalizações (m /n)antes de P e B . Emprega som das letras com fonemas parecidos(f,v/t,d/,b,p/). Conforme teste da psicogênese encontra-se no nível ............. vale ressaltar que houve avanços mediante intervenções de reagrupamentos semanais , atendimento individualizado e reforço. Na parte gramatical reconhece alguns sinais de acentuação , ordem alfabética, alguns sinônimos e antônimos e substantivos (foco no uso não na nomenclatura) ,classifica as palavras quanto ao numero de sílabas e reconhece parcialmente sílaba tônica. Nas atividades matemáticas o aluno apresenta maior entendimento e avanços ,realizando e concluindo as atividades com especial interesse e aprimoramento. Realiza cálculos com adição e subtração simples, com entendimento. Desenvolve operações com agrupamentos e desagrupamentos .Emprega composições e decomposições envolvendo dezenas centenas até(..........). Resolve situações problemas simples usando raciocínio e lógica , reconhece operações envolvendo valores monetários: preço /troco. Apresenta idéia de multiplicação através do (dobro ,trilpo). Emprega noções de medidas (tempo ,horas ,metro ,centímetro). O aluno apresenta boa oralidade , expressando de modo organizado suas idéias e pensamentos. Manifesta suas emoções e limitações. Compreende a importância da preservação do meio ambiente para vida no planeta , Emprega conhecimento de lateralidade para localização e deslocamento no espaço escolar e convívio social. Reconhece a ação do homem e fenômenos da natureza na modificação de paisagens e meio ambiente. Reconhece a importância dos bons hábitos alimentares e emprego da boa higiene para boa saúde .
O aluno concluiu o semestre com necessidade de maior desempenho cognitivo nas áreas de linguagem escrita ,leitura e interpretação . Vencendo parcialmente os planejamentos ora propostos. Os atendimentos individualizados, reforço , projetos específicos deverão ser empregados no início do próximo semestre afim de ajudar o aluno nas suas dificuldades e ampliar seus conhecimentos de leitura ,escrita e raciocínio lógico. Nas atividades matemáticas o aluno venceu com bom potencial e desenpenho. 
 
fonte: http://professoraschirley.blogspot.com.br/2011/06/relatorios-individual-do-aluno-2011-3.html

0 comentários :

Postar um comentário