sábado, 25 de julho de 2015

Fator - Face - Função - Fração - Fração ordinária - Fração aparente - Fração imprópria - Fração própria - Fração redutível - Fração irredutível - Fração Mista . Fator: qualquer quantidade ou número envolvido numa multiplicação é denominado fator. Na multilicação 2 x 3 x 4 = 24, os números 2, 3 e 4 são fatores que resultam no produto 24. Face: De um poliedro, é a superfície plana desse poliedro. Função: Ou aplicação de A em B, considerando A e B dois conjuntos, é qualquer relação entre tais conjuntos onde para todo x do domínio A, existe um y do contradomínio B tal f(x) = y. Algumas situações do nosso cotidiano representam funções: se uma pessoa escolheu uma loja para comprar um determinado aparelho de som porque estava mais barato, em verdade, ela fez foi escolher a loja em função do preço. O preço pago pela energia elétrica ou de água encanada é em função do consumo mensal de tal produto. Quando uma pessoa se matricula numa academia porque acha que está com o peso acima do desejado, ela está comparando o peso com a altura e procurando o peso ideal em função de sua altura. Inicialmente, podemos comparar função como uma "máquina" que transforma entradas (in) em saídas (out). Entrada: x (variável independente) Tipo de máquina : f (lei ou regra) Saída : y (variável independente) Nem toda "máquina" recebe o nome de função. Para que seja denominada função, a máquina deve honrar um requisito muito importante: quando entra um elemento, ela deverá saber exatamente em qual elemento transformá-la. Fração: Número racional que indica uma ou mais partes iguais em que foi dividido o todo ou a parte inteira. A palavra fração vem do latim fractus que significa partido, quebrado, fracionado. Fração ordinária: São frações com o denominador diferente de 10 ou potência de 10. Exemplos: Fração aparente: Fração que indica apenas partes inteiras (o numerador é múltiplo do denominador). Exemplo: Fração imprópria: Fração em que o numerador é maior que o denominador. O valor quantitativo é maior que 1, ou seja, apresenta uma ou mais partes inteiras. Exemplo: Fração própria: O numerador é menor que o denominador. O valor quantitativo da fração é um número entre zero e 1, ou seja, não temos nenhuma parte inteira. Exemplo: Fração redutível: É uma fração que pode ser simplificada. Exemplo: A fração 3/9 é redutível, pois além do 1, temos o 3 como divisor comum do numerador e denominador. Fração irredutível: Uma fração que não pode ser simplificada. Além do número 1, não existem divisores comuns entre o numerador e o denominador. Exemplo: Veja que não existem divisores comuns além do número 1, pois 2 e 3 são números primos. Fração Mista: Ou número misto é escrito na forma de um número inteiro seguido de uma fração. Origem:matematica.com (adaptado e revisado)

Fator - Face - Função - Fração - Fração ordinária - Fração aparente - Fração imprópria - Fração própria - Fração redutível - Fração irredutível - Fração Mista

.
Fator:
qualquer quantidade ou número envolvido numa multiplicação é denominado fator.

Na multilicação 2 x 3 x 4 = 24, os números 2, 3 e 4 são fatores que resultam no produto 24.


Face:
De um poliedro, é a superfície plana desse poliedro.



Função:
Ou aplicação de A em B, considerando A e B dois conjuntos, é qualquer relação entre tais conjuntos onde para todo x do domínio A, existe um y do contradomínio B tal f(x) = y.

Algumas situações do nosso cotidiano representam funções: se uma pessoa escolheu uma loja para comprar um determinado aparelho de som porque estava mais barato, em verdade, ela fez foi escolher a loja em função do preço.

O preço pago pela energia elétrica ou de água encanada é em função do consumo mensal de tal produto. Quando uma pessoa se matricula numa academia porque acha que está com o peso acima do desejado, ela está comparando o peso com a altura e procurando o peso ideal em função de sua altura.

Inicialmente, podemos comparar função como uma "máquina" que transforma entradas (in) em saídas (out).


Entrada: x (variável independente)

Tipo de máquina : f (lei ou regra)

Saída : y (variável independente)

Nem toda "máquina" recebe o nome de função. Para que seja denominada função, a máquina deve honrar um requisito muito importante: quando entra um elemento, ela deverá saber exatamente em qual elemento transformá-la.


Fração:
Número racional que indica uma ou mais partes iguais em que foi dividido o todo ou a parte inteira. A palavra fração vem do latim fractus que significa partido, quebrado, fracionado.




Fração ordinária:
São frações com o denominador diferente de 10 ou potência de 10.


Exemplos:


Fração aparente:
Fração que indica apenas partes inteiras (o numerador é múltiplo do denominador).

Exemplo:


Fração imprópria:
Fração em que o numerador é maior que o denominador. O valor quantitativo é maior que 1, ou seja, apresenta uma ou mais partes inteiras.

Exemplo:


Fração própria:
O numerador é menor que o denominador. O valor quantitativo da fração é um número entre zero e 1, ou seja, não temos nenhuma parte inteira.

Exemplo:


Fração redutível:
É uma fração que pode ser simplificada.

Exemplo:
A fração 3/9 é redutível, pois além do 1, temos o 3 como divisor comum do numerador e denominador.



Fração irredutível:
Uma fração que não pode ser simplificada. Além do número 1, não existem divisores comuns entre o numerador e o denominador.
Exemplo:

Veja que não existem divisores comuns além do número 1, pois 2 e 3 são números primos.



Fração Mista:
Ou número misto é escrito na forma de um número inteiro seguido de uma fração.


Origem:matematica.com (adaptado e revisado)

0 comentários :

Postar um comentário