Espirógrafo - Eneágono - Estéreo-radiano - Esfera - Equivalente - Expoente - Equação - Excentricidade . Espirógrafo: Brinquedo para desenho geométrico, o espirógrafo produz curvas matemáticas conhecidas como hipocotróides e epitrocóides. O termo tem sido usado para descrever várias aplicações de softwares que mostram curvas similares. Veja abaixo alguns espirógrafos desenhados com um conjunto Spirograph: Desenhos feitos com espirógrafo ou régua mágica Eneágono: Polígono (figura plana) que possui 9 lados. Eneágono Estéreo-radiano: Estéreo-radiano, esterradiano ou esferorradiano é uma unidade de medida derivada do Sistema Internacional de Unidades, utilizada para quantificar ângulos sólidos (ângulo sólido pode ser definido como aquele que, visto do centro de uma esfera, percorre uma dada área sobre a superfície dessa esfera). O estéreo-radiano é adimensional. 1 sr = m2.m-2 = 1 É importante distinguir as quantidades adimensionais de diferentes naturezas, daí que na prática o símbolo "sr" seja usado sempre que apropriado, em vez da unidade derivada "1" ou mesmo de nenhuma unidade. Por exemplo, a intensidade de radiação pode ser medida em watts por estéreo-radiano (W·sr-1). Trata-se do equivalente tridimensional do radiano, sendo definido como "o ângulo sólido subentendido no centro da esfera de raio r por uma porção de superfície de área r2". Dado que a área da superfície da esfera é 4π.r², a definição implica que a esfera meça 4π estéreo-radianos. Esfera: Figura geométrica espacial que não possui bases planas. Os pontos da superfície esférica estão a igual distância (raio = R) do centro. Equivalente: Representado por ↔ . Exemplos: a) As equações 3x +18 = 0 e x + 6 = 0 são equivalentes, pois possuem o mesmo conjunto solução. 3x + 18 = 0 ↔ x + 6 = 0 b) Um quadrado e um triângulo são equivalentes se tiverem a mesma área. Expoente: Valor numérico ao qual se eleva um certo fator, indicando as vezes que esse fator deve multiplicar-se. 24 = 2.2.2.2 → 2 é o fator que se repete, denominado base e 4 é o expoente. Equação: É uma sentença aberta, expressa por uma igualdade entre duas expressões algébricas ou aritméticas. Podemos dizer que uma equação é composta por incógnitas (geralmente x, y ou z) e coeficientes. Os coeficientes são valores numéricos conhecidos. Resolver a equação é encontrar os elementos da incógnita (a solução) que tornam a equação verdadeira. Por exemplo, na equação 3x - 6 = 0, temos: Coeficiente: 3 e -6 Incógnita: x Solução: 2 Excentricidade: É uma constante associado a qualquer cônica (elipse, parábola ou hiperbole). Esta constante, denominada excentridade é obtida fazendo FP/PA, onde P é um ponto variável situado sobre a curva de uma cônica, F é o foco da cônica e A a base perpendicular traçada desde o ponto até a diretriz da cônica.

Compartilhar:

Espirógrafo - Eneágono - Estéreo-radiano - Esfera - Equivalente - Expoente - Equação - Excentricidade

.
Espirógrafo:
Brinquedo para desenho geométrico, o espirógrafo produz curvas matemáticas conhecidas como hipocotróides e epitrocóides. O termo tem sido usado para descrever várias aplicações de softwares que mostram curvas similares.

Veja abaixo alguns espirógrafos desenhados com um conjunto Spirograph:

Desenhos feitos com espirógrafo ou régua mágica


Eneágono:
Polígono (figura plana) que possui 9 lados.

Eneágono


Estéreo-radiano:
Estéreo-radiano, esterradiano ou esferorradiano é uma unidade de medida derivada do Sistema Internacional de Unidades, utilizada para quantificar ângulos sólidos (ângulo sólido pode ser definido como aquele que, visto do centro de uma esfera, percorre uma dada área sobre a superfície dessa esfera).

O estéreo-radiano é adimensional.
 

1 sr = m2.m-2 = 1

É importante distinguir as quantidades adimensionais de diferentes naturezas, daí que na prática o símbolo "sr" seja usado sempre que apropriado, em vez da unidade derivada "1" ou mesmo de nenhuma unidade. Por exemplo, a intensidade de radiação pode ser medida em watts por estéreo-radiano (W·sr-1). Trata-se do equivalente tridimensional do radiano, sendo definido como "o ângulo sólido subentendido no centro da esfera de raio r por uma porção de superfície de área r2". Dado que a área da superfície da esfera é 4π.r², a definição implica que a esfera meça 4π estéreo-radianos.


Esfera:
Figura geométrica espacial que não possui bases planas. Os pontos da superfície esférica estão a igual distância (raio = R) do centro.



Equivalente:
Representado por  .

Exemplos:

a) As equações 3x +18 = 0 e x + 6 = 0 são equivalentes, pois possuem o mesmo conjunto solução.

3x + 18 = 0 ↔ x + 6 = 0

b) Um quadrado e um triângulo são equivalentes se tiverem a mesma área.



Expoente: 
Valor numérico ao qual se eleva um certo fator, indicando as vezes que esse fator deve multiplicar-se.

24 = 2.2.2.2 →  2 é o fator que se repete, denominado base e  4  é o expoente.


Equação:
É uma sentença aberta, expressa por uma igualdade entre duas expressões algébricas ou aritméticas.

Podemos dizer que uma equação é composta por incógnitas (geralmente x, y ou z) e coeficientes.

Os coeficientes são valores numéricos conhecidos.

Resolver a equação é encontrar os elementos da incógnita (a solução) que tornam a equação verdadeira.

Por exemplo, na equação 3x - 6 = 0, temos:

Coeficiente: 3 e -6

Incógnita: x

Solução: 2


Excentricidade:
É uma constante associado a qualquer cônica (elipse, parábola ou hiperbole).

Esta constante, denominada excentridade é obtida fazendo FP/PA, onde P é um ponto variável situado sobre a curva de uma cônica, F é o foco da cônica e A a base perpendicular traçada desde o ponto até a diretriz da cônica.

Nenhum comentário