sábado, 25 de julho de 2015

Diâmetro - Dodecaedro - Domínio - Derivada - Denominador - Diferença Simétrica - Diferença - Discriminante - Decágono . Diâmetro: É a corda da circunferência que passa pelo seu centro, ou seja, a corda máxima. Um diâmetro divide a circunferência em duas semi-circunferências. OBS.: O diámetro de uma circunferência é igual ao dobro do raio R ( diãmetro = 2R). Dodecaedro: Poliedro de 12 faces. Um dodecaedro regular é constituído por 12 pentágonos regulares e é um do sólidos platónicos. A área e o volume de um dodecaedro é dado pelas expressões abaixo: Planificação do dodecaedro regular: Domínio: De uma função f é o conjunto dos valores que a variável independente assume (indica-se D(f)). Se a função for dada por uma expressão matemática, o domínio é o conjunto dos valores pelos quais podemos substituir a variável independente de modo a realizar todas as operações pertinentes a expressão. Dada a função expressa no diagrama de Venn abaixo, o domínio é o conjunto D(f) = { 1 ,2 ,3}. Derivada: De uma função y = f(x) pode ser genericamente definida pela taxa de variação dessa mesma função. Um exemplo prático e de fácil entendimento da derivada é a velocidade instantânea de um corpo. A função velocidade da partícula v = v(t) (sendo t, o tempo), é a derivada da função posição x = x(t), ou seja, é a função que retrata a variação da posição com relação à outra variável, nesse caso o tempo. Matematicamente, dizemos que a derivada da função posição em relação a variável tempo (t) é a função velocidade. Diz-se que uma função f é derivável (ou diferenciável) se, próximo de cada ponto a do seu domínio, a função f(x) - f(a) se comportar aproximadamente como uma função afim, ou seja, se o seu gráfico for aproximadamente uma reta. O declive de uma tal reta é a derivada da função f no ponto a e representa-se por Veja na animação abaixo, que em cada ponto, a derivada de f(x) = 1 + x sen x2 é o ângulo de uma reta que é tangente a curva. A reta é sempre tangente à curva azul; seu ângulo é a derivada. Note-se que a derivada é positiva quando verde, negativa quando vermelha, e zero quando preta. Para ver a animação, clique na imagem Denominador: Número que indica em quantas partes o todo foi dividido. Ele aparece abaixo do traço divisório de uma fração. Diferença Simétrica: Chama-se diferença simétrica dos conjuntos A e B ao conjunto de todos os elementos que pertencem a um e somente um dos conjuntos A e B. Diferença: Chama-se diferença entre dois conjuntos A e B ao conjunto de todos os elementos de A que não pertencem a B. Discriminante: É a expressão b2 - 4ac encontrada dentro da Fórmula de Bhaskara. Representa-se pela letra grega delta ( Δ ). Decágono: O Polígono que possui 10 lados e 35 diagonais. Se for regular, terá 10 lados iguais, onde cada ângulo interno é igual a 144º e cada ângulo externo é igual a 36º. Origem:matematica.com (adaptado e revisado)

Diâmetro - Dodecaedro - Domínio - Derivada - Denominador - Diferença Simétrica - Diferença - Discriminante - Decágono

.
Diâmetro:
É a corda da circunferência que passa pelo seu centro, ou seja, a corda máxima. Um diâmetro divide a circunferência em duas semi-circunferências.

OBS.: O diámetro de uma circunferência é igual ao dobro do raio R ( diãmetro = 2R).


Dodecaedro:
Poliedro de 12 faces. Um dodecaedro regular é constituído por 12 pentágonos regulares e é um do sólidos platónicos.


A área e o volume de um dodecaedro é dado pelas expressões abaixo:




Planificação do dodecaedro regular:



Domínio:
De uma função f é o conjunto dos valores que a variável independente assume (indica-se D(f)).

Se a função for dada por uma expressão matemática, o domínio é o conjunto dos valores pelos quais podemos substituir a variável independente de modo a realizar todas as operações pertinentes a expressão.

Dada a função expressa no diagrama de Venn abaixo, o domínio é o conjunto D(f) = { 1 ,2 ,3}.


Derivada:
De uma função y = f(x) pode ser genericamente definida pela taxa de variação dessa mesma função. Um exemplo prático e de fácil entendimento da derivada é a velocidade instantânea de um corpo. A função velocidade da partícula v = v(t) (sendo t, o tempo), é a derivada da função posição x = x(t), ou seja, é a função que retrata a variação da posição com relação à outra variável, nesse caso o tempo. Matematicamente, dizemos que a derivada da função posição em relação a variável tempo (t) é a função velocidade.

Diz-se que uma função f é derivável (ou diferenciável) se, próximo de cada ponto a do seu domínio, a função f(x) - f(a) se comportar aproximadamente como uma função afim, ou seja, se o seu gráfico for aproximadamente uma reta. O declive de uma tal reta é a derivada da função f no ponto a e representa-se por



Veja na animação abaixo, que em cada ponto, a derivada de f(x) = 1 + x sen x2 é o ângulo de uma reta que é tangente a curva. A reta é sempre tangente à curva azul; seu ângulo é a derivada. Note-se que a derivada é positiva quando verde, negativa quando vermelha, e zero quando preta.

Para ver a animação, clique na imagem

Denominador:
Número que indica em quantas partes o todo foi dividido. Ele aparece abaixo do traço divisório de uma fração.



Diferença Simétrica:
Chama-se diferença simétrica dos conjuntos A e B ao conjunto de todos os elementos que pertencem a um e somente um dos conjuntos A e B.



Diferença:
Chama-se diferença entre dois conjuntos A e B ao conjunto de todos os elementos de A que não pertencem a B.



Discriminante:
É a expressão b2 - 4ac encontrada dentro da Fórmula de Bhaskara.

Representa-se pela letra grega delta ( Δ ).



Decágono:
O Polígono que possui 10 lados e 35 diagonais. Se for regular, terá 10 lados iguais, onde cada ângulo interno é igual a 144º e cada ângulo externo é igual a 36º.


Origem:matematica.com (adaptado e revisado)

0 comentários :

Postar um comentário